Cálculo Imposto de Renda 2022: De olho no prazo final da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (DIRPF), muitos contribuintes não sabem como é feita a conta que define os valores de cobrança do imposto.
A lógica do cálculo do Imposto de Renda é de que cada cidadão possa contribuir de acordo com sua capacidade financeira.
Para isso, o Governo Federal, através da RFB – Receita Federal do Brasil, estabelece alíquotas que servem como uma forma de escalonamento para as faixas de rendimentos. Assim, quem ganha mais paga mais.
O cálculo Imposto de Renda 2022 considera um cálculo mensal e um anual. No decorrer do ano, um valor do imposto é retido mensalmente pela fonte pagadora (IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte), com base nos rendimentos do trabalhador, e repassado ao fisco.
No caso de profissionais liberais e trabalhadores autônomos, a cobrança sobre os rendimentos é feita pelo recolhimento mensal do imposto por meio do carnê-leão.
O cálculo mensal de contribuição praticado em 2022 deverá seguir a seguinte tabela
Ao final do ano, o contribuinte deve juntar todos os recibos das contas deduzíveis e efetuar o cálculo de ajuste que é feito anualmente.
Fazendo o Cálculo Imposto de Renda 2022
Para chegar ao valor da base de cálculo é preciso partir do salário bruto, considerar todas as deduções, como os descontos com a previdência (INSS), se há dependentes e outras deduções previstas em lei.
Após subtrair todas as deduções do salário bruto que se saberá qual a base de cálculo e a alíquota correspondente.
No momento da declaração de ajuste anual o valor recolhido poderá ser restituído ou deverá ser complementado, de acordo com as informações prestadas pelo contribuinte.
No site da Receita Federal o contribuinte poderá simular o imposto a ser recolhido, tanto de acordo com a Tabela Mensal, quanto com o ajuste anual, informando seus rendimentos e suas deduções previstas em lei.