O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, é do Governo Federal e em atuação no território nacional. Diversas cidades brasileiras disponibilizam sala de aula com cursos com certificado para quem quer melhorar o currículo profissional. Saiba mais a seguir.
Entendendo o Pronatec em detalhes
O Pronatec é um programa do Governo Federal, Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições de ensino de diversas áreas, estados e cidades. A proposta principal é formar mão de obra qualificada tanto para ajudar na recolocação profissional dos trabalhadores como melhorar a economia brasileira e o mercado.
Por meio do Pronatec 2022 são oferecidos cursos gratuitos de diversas áreas. Todos com média duração, sempre com foco em uma área em específicos dividindo entre aulas teóricas e práticas. O aluno que conseguir uma vaga não precisa arcar com custos de material de ensino. Apenas assistir às aulas, realizar os testes e obter o certificado. As salas de aula são de escolas renomadas como o Senac, Senai e outras.
Os Cursos SENAI são referência no mercado de trabalho e fazem parte do Pronatec.
Os cursos do Pronatec
Os cursos oferecidos pelo Pronatec são sempre para quem já possui o ensino médio, por isso são chamados de “formação continuada”. Alguns cursos podem permitir apenas ensino fundamental para fazer parte, mas a maior parte é do ensino médio como pré-requisito.
Os cursos técnicos do Pronatec podem ser de três tipos:
- Concomitantes – para quem é aluno do ensino médio e quer fazer um segundo curso em outro turno, já finalizando o ensino base com uma profissão.
- Integrados – para os alunos que querem fazer o ensino médio com grau técnico, finalizando os dois estudos ao mesmo tempo em uma única sala de aula.
- Cursos técnicos tradicionais – para quem já finalizou o ensino médio e quer uma formação profissional sem precisar cursar uma graduação. O diploma vale como grau técnico e não permite mestrado ou doutorado, mas será um formado para atuar no mercado de igual forma.
Pré requisitos para fazer parte do Pronatec
O programa é voltado para alunos de baixa renda e por isso alguns pré-requisitos são exigidos. Os básicos são:
- Ter Cadastro Único;
- Ter uma renda mensal de até dois salários mínimos;
- Não estar em outro programa de educação como ProUni e Fies;
- Não ter diploma de nível superior.
A preferência é ser aluno de ensino público para os cursos concomitantes, mas não é uma regra. Os da rede privada bolsistas também concorrem ou os de baixa renda.
Como se inscrever no Pronatec
Infelizmente não há vagas para todos e o foco é sempre assistencialismo. Logo, pode se inscrever apenas quem não pode pagar por sua instrução, sendo sempre privilégio desempregados e estudantes de baixa renda. É pedido como pré-requisito ter o Cadastro Único, o que pode ser feito gratuitamente. Para se inscrever no Pronatec é preciso atender a todos os requisitos informados acima como primeiro passo ou não terá o cadastro aprovado.
A inscrição é feita pessoalmente através dos Institutos Federais, o SENAI e o SENAC de sua cidade. É só levar consigo identidade, CPF e carteira de trabalho e se informar quais os cursos e quando começam as aulas.