Trecho sul da BR 156 sem perspectiva de inicio de pavimentação
Eduardo Neves
Durante sessão solene desta segunda-feira, 10, na Assembléia
Legislativa, o secretário de infraestrutura, Odival Monterrozo,
disse que o trecho sul da BR 156, que liga Macapá a Laranjal
do Jarí, depende de liberação de dinheiro do
Governo Federal para o início da pavimentação,
além disso, existe pendência em relação
ao projeto executivo e as licenças ambientais da rodovia federal,
que se arrastam desde 2006.
Segundo o deputado estadual, Camilo Capiberibe (PSB/AP), pelas informações
prestadas pelo secretário Monterrozo, não há
esforço do governo Waldez, e do líder da bancada no
congresso, senador Gilvam Borges (PMDB/AP), em resolver a situação.
“Nós temos o coordenador da bancada senador Gilvam, que
não tem se empenhado, a não ser em buscar concessões
de rádios para sua pessoa. Mas, na hora de alocar recursos
para a BR, me parece que falta prestígio político, tanto
do senador quanto do governador”, ironizou o deputado.
No período das chuvas, associado aos inúmeros buracos,
crateras e a lama, a viagem que dura em média 6h, os motoristas
estavam fazendo o trajeto em até 10h. O deputado estadual,
Dalto Martins (PMDB/AP) disse que está cansado de esperar o
inicio da pavimentação do trecho sul da BR 156, e desabafou.
“Na estrada existe até ponte que esta debaixo de água
e que quem quiser passar tem que ser assim. Depois de 5 anos de promessas
dizendo que agora vai, agora vai, não é possível
que não se tenha sequer o projeto ambiental concluído,
o que esta faltando”, desabafou o deputado da base governista.
Durante a sessão que contou ainda com a presença do
secretário de transportes do Estado, Rodolfo Torres, o deputado
Camilo Capiberibe (PSB/AP), aproveitou para cobrar a pavimentação
das rodovias estaduais e pediu agilidade na conclusão das obras
da rodovia Alceu Paulo Ramos. “A pavimentação
anda em passo de tartaruga e já deveria ter chegado ao Município
de Cutias do Araguari, o que resultaria em grande incentivo econômico
por passar pelas comunidades de produção agrícolas
do Pacui”, cobrou o deputado socialista.
O pedido foi reforçado pelo deputado estadual Rui Smith (PSB/AP).
“Quando eu era secretário de transporte fui eu que fiz
o projeto da rodovia estadual Alceu Paulo Ramos, além disso,
foi feita a licitação da pavimentação
e o inicio da primeira fase da obra que chegou até o final
da comunidade do Curiaú em 2001. Hoje a pavimentação
após sete anos, não avança, o que mostra falta
de competência”, destacou o deputado.
Eduardo Neves 8117 2883.