Deputada Janete pede a cassação do governador Waldez


Brasília, 19/04/2009 - A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) pediu, na sexta-feira, 17, ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE - o julgamento imediato dos processos de cassação do governador do Amapá Waldez Góes (PDT). A deputada socialista lembra que o processo está concluso com o ministro relator Fernando Gonçalves desde o mês de fevereiro e não há motivo para que ainda não tenha ido a julgamento.

Nas ações movidas pelo Ministério Público, o governador é acusado de práticas de crimes eleitorais que vão desde a distribuição de comida, bebida e casas em troca de votos até o uso de equipamentos públicos na campanha do governador. Carros oficiais e combustível do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil teriam sido usados indevidamente na campanha, caracterizando crime eleitoral. O governador é acusado também de usar indevidamente os veículos de comunicação do estado e privados. Todas as ações tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. Waldez Góes está na lista de seis governadores com processo de cassação que aguardam julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Além do ofício ao TSE, a deputada Janete Capiberibe também foi à tribuna da Câmara dos Deputados pedir pressa no julgamento do governador amapaense. Ela justificou seu pedido dizendo que já passa da metade do mandato para o qual o governador se elegeu com provas incontestáveis de crime eleitoral.


Sizan Luis Esberci