Projeto Ver a Vida beneficia moradores do Vale do Jarí

Mais de 400 moradores dos municípios de Vitória e Laranjal do Jarí foram beneficiados, nesta sexta-feira (27), com a doação de óculos do projeto “Ver a Vida”. A demanda beneficiada é resultante das Ações Itinerantes - projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) - que ocorreram no inicio deste mês, nos dois municípios amapaenses do Vale do Jarí.

Em Vitória, a doação dos 162 óculos ocorreu no centro comunitário, às 10h. Em Laranjal, a entrega para as 272 pessoas também foi no centro comunitário do município, às 15h.

Além das consultas e doação de óculos, as Ações Itinerantes também estão promovendo, na área da oftalmologia, pequenas cirurgias, a exemplo das operações de pterígio (carne crescida). “As cirurgias mais complexas, como catarata, são agendadas para serem feitas em Macapá”, explicou Nazaré Barros.

O secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, ressalta as ações itinerantes são importantes porque há a integração social, levando-se em consideração aspectos como a distância e a condição financeira da população interiorana. “Após conseguir a consulta, um outro desafio seria ainda comprar o óculos. Mas com o convênio estabelecido pela Sesa essa dificuldade não vai mais existir já que os óculos serão doados”, enfatizou o secretário.

Números

A cada trimestre o Ver a Vida realiza 280 cirurgias de problemas da visão, como catarata, glaucoma, estrabismo, entre outras patologias que levem à cegueira. Em 2008, foram 1080 cirurgias. Este ano já são mais de 600 cirurgias. O local de funcionamento do projeto Ver a Vida é no Hospital de Clínicas Alberto Lima.

Ascom/Sesa: 32126188

Elder de Abreu - 81164507