Secretaria dos Povos Indígenas tem novo gestor

Meta é fortalecer o apoio aos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará

O ex-prefeito de Oiapoque, João Neves Silva, é o novo gestor da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI). Ele foi nomeado pelo governador Waldez Góes em substituição a Vitória Santos dos Santos. O nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, de 23 de março.

João Neves é da etnia Galibi Marworno, de Oiapoque. A antecessora, Vitória Santos também é indígena, da etnia Karipuna. Com 47 anos de idade e com formação em técnico em agropecuária, João Neves foi o primeiro índio do Brasil eleito prefeito.

Segundo ele, um dos focos de trabalho é o fortalecimento das ações e espaços das etnias no Amapá e Norte do Pará. “É preciso cada vez mais organizar o povos indígenas e buscar o compromisso juntos aos não indígenas para melhorar a qualidade de vida”, destacou.

Um levantamento da SEPI revela que existem atualmente cerca de 11 mil índios vivendo em áreas do Amapá e Norte do Pará. João Neves promete dá continuidade ao trabalho desenvolvida por sua antecessora com assistência e políticas públicas. “Agradeço ao governo do Estado por confiar no meu trabalho. Vamos nos empenhar ao máximo para melhorar as condições de vida dos povos indígenas”, concluiu.

Núcleo de Jornalismo Institucional

Contatos: (96)3212-1169

[email protected]

www.amapa.gov.br