Prefeitura e Governo realizam mutirão contra a dengue neste sábado

A Prefeitura de Macapá em Parceria com o Governo do Estado estará realizando neste sábado (28) a partir das 8 horas uma grande ação de prevenção a dengue e conscientização da sociedade macapaense. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue e assim evitar a doença.

Com o tema "FORA DENGUE" secretarias municipais e estaduais estarão divididas por bairros, com um exército formado por servidores voluntários que vai levar o slogan a cada morador e lembrá-los que já sabem o que fazer para acabar com a dengue. "A dengue é uma doença grave e pode levar a morte. Não estamos medindo esforços para livrar nossa cidade deste mal, o poder público está unido e a população tem que ser nossa principal parceira. Os cuidados para evitar a doença são simples e todos já sabem o que fazer." disse o Secretário de Saúde do Município, Eduardo Monteiro de Jesus.

A mobilização vai acontecer de casa em casa com distribuição de material informativo e da campanha FORA DENGUE. A ação vai trabalhar reforçando os cuidados para evitar que o mosquito se reproduza. A Secretaria Municipal de Saúde estará responsável juntamente com o PRODAP pela Baixada do Pará, Cidade Nova I e II e Canal do Jandiá. A SEMSA levará a campo 346 agentes de endemias mais 150 servidores voluntários. O ponto de encontro e partida da ação será na Rua Pedro Américo (próximo a Norte Materiais de Construção) às 08:00 horas.

FORA DENGUE - Você já sabe tudo o que tem que fazer

Para se prevenir e ajudar no combate a dengue é preciso eliminar os locais que acumulem água, como pneus velhos e embalagens. Garrafas devem ser guardadas com a boca para baixo, pratos de plantas devem ser retirados ou receber areia até a borda. Vasilhas de água de animais domésticos devem ser lavados com esponja e sabão. A caixa d'água deve ser mantida vedada com tampa ou touca protetora. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem receber uma ou duas colheres de água sanitária. Deve-se retirar da laje a água acumulada após a chuva. Tampinhas, latinhas, embalagens plásticas descartáveis e outros objetos que acumulam água devem ser recolhidos em saco plástico, fechados e colocados no lixo. As calhas devem ser desentupidas deixando que a água escorra livremente. Se você já sabe tudo o que fazer, seja parceiro da sua saúde e colabore com a Prefeitura de Macapá para acabar com este mal. (Janine Cruz)