GEA realiza projeto para melhorar a qualidade do açaí

Capacitação gerencial, acesso a serviços financeiros e inovações tecnológicas fazem parte do projeto

Um projeto elaborado pelo Governo do Estado, através do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Amapá (Sebrae), foi apresentado aos beneficiadores de açaí na quarta-feira, 25, pela manhã, no auditório do Sebrae.

O projeto inclui a melhoria da qualidade da matéria-prima, fortalecimento da cultura associativista e cooperativista, além de estímulo à implantação da legislação dos procedimentos para o beneficiamento do açaí. Estão programados cursos de capacitação gerencial e financeira, assim como o aumento de áreas manejadas para fomento ao acesso a novos mercados. Esses cursos serão realizados pelo IEPA, e setores públicos da economia do Estado.

Segundo o presidente do IEPA, Benedito Rabelo, a economia do Estado, principalmente no setor do açaí, já apresenta um quadro bastante satisfatório para que se desenvolvam novas tecnologias, porque o produto já está, há anos, sendo cotado para os mercados da Europa. “Há uma verdadeira febre de consumo dos produtos da Amazônia, e o açaí, bastante comercializado no Pará e no Amapá, já é responsável pelos bons resultados na balança comercial do Estado, e por isso mesmo, é exigida uma estrutura melhor”, disse o presidente do IEPA.

De acordo com o presidente do Sindaçai, Eduardo Serrão, as capacitações, que serão realizadas no período de 2009 a 2011, dotará o setor de inovações tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do produto, assim como a auto-estima dos beneficiadores do açaí no Amapá.

São parceiros do programa, além do IEPA e Sebrae, as secretarias de Estado da Ciência e da Tecnologia (Setec), Trabalho e do Empreendedorismo (Sete), Turismo (Setur), Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Banco do Brasil.

Edgar Rodrigues

Assessor de Comunicação

Núcleo de Jornalismo Institucional

Contato: (96) 3212-1169

[email protected]

www.amapa.gov.br