Correa Neto receberá título de "Cidadão Amapaense"

Texto: Emanoel Reis

Todos os deputados presentes na sessão de terça-feira, 24, da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá aprovaram a proposta que concede o título de "Cidadão Amapaense" ao jornalista Antônio Gonçalves Correa Neto, 70 anos de idade, editor do site www.correaneto.com.br. A data da sessão especial ainda não foi definida pelo presidente da AL, deputado Jorge Amanajás (PSDB). Mas, deverá ocorrer logo que o jornalista, há duas semanas internado no Hospital São Camilo, esteja plenamente recuperado.

A proposição é de autoria do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL (CDH/AL), e pretende, segundo afirma o parlamentar, homenagear o amazonense Correa Neto, radicado no Amapá desde a década de 40, ou seja, há mais de 60 anos. "A contribuição de Correa Neto para o Amapá é significativa. Por toda a vida, tem se dedicado à atividade jornalística, profissão que exerce com extrema competência e, principalmente, com zelo e ética. A tal ponto de, muitas vezes, criticar os próprios amigos quando necessário", assinalou ele.

No entender do deputado e jornalista Edinho Duarte (PMDB), a homenagem é "mais do que justa". Conforme o peemedebista, a história da imprensa amapaense necessariamente passa por Correa Neto. "Trata-se de um dos mais importantes homens de imprensa de nosso Estado", garantiu Duarte, acrescentando ser plenamente favorável ao requerimento apresentado por Camilo Capiberibe.

Empresário e político, o deputado Eider Pena (PDT) igualmente manifestou sua aprovação à proposta. Para o pedetista, Correa Neto dedicou toda sua vida, empregou todo seu talento, para informar e formar gerações de amapaenses por meio de suas reportagens, artigos e crônicas. Utilizou essas ferramentas, afirmou Pena, para alertar as autoridades sobre as deficiências nas várias áreas da administração pública. "Por isso, parabenizo o deputado Camilo [Capiberibe] pela proposta de concessão do título de 'Cidadão Amapaense' ao jornalista Correa Neto".

"Embora não concorde com muitas das posições defendidas pelo jornalista Correa Neto, quero aqui apresentar meu voto de apoio à proposta do deputado Camilo [Capiberibe] em conceder o título de 'Cidadão Amapaense' a ele". Com esta intercessão o deputado Moisés Sousa (PSC) avalizou o requerimento do pessebista, enaltecendo a importância do trabalho desenvolvido por Correa ao longo de mais de 50 anos de carreira profissional.

Para o deputado Jorge Souza, títulos de "Cidadão Amapaense" recentemente concedidos a pessoas que em nada contribuíram com o Amapá foram votados no plenário da AL "somente pela amizade entre o proponente e os demais parlamentares". Mas, prosseguiu ele, não tinham nenhuma validade porque os contemplados - citou o exemplo do empresário Eike Batista - não tinham verdadeiramente contribuído para o desenvolvimento social e econômico do Estado. "Mas, a proposta do deputado Camilo [Capiberibe] vem em boa hora. Sem dúvida, pelo trabalho que desenvolve, Correa Neto merece ser agraciado com a comenda", resumiu.