Nova gestão do TRE-AP assume no dia 02 de março

Dione Amaral

A partir do dia 02 de março (segunda-feira), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá terá novos dirigentes. Seguindo a ordem de antiguidade, assume a Presidência o desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos e a Vice-Presidência e Corregedoria o desembargador Edinardo Maria Rodrigues de Souza para o biênio 2009-2011.

A posse será em sessão solene às 18h30 no Plenário Jurista Luis Calandrini (TRE). Os novos gestores estarão à frente da Eleição Geral de 2010 que irá definir o presidente da República, o governador, os senadores, os deputados federais e estaduais do Amapá.

Perfil

O desembargador Luiz Carlos possui experiência no Direito Eleitoral. É a segunda vez que assume a Presidência do Tribunal. Pela Corregedoria Regional Eleitoral também esteve em dois mandatos de dois anos cada. Como presidente, realizou a primeira revisão eleitoral após tomar ciência que em algumas regiões do Amapá, o quantitativo de eleitores era superior ao de habitantes. Foi também na sua gestão que a votação e apuração aconteceram integralmente, pela primeira vez, nas urnas eletrônicas.

Natural de Belém, do Pará, Luiz Carlos graduou-se em Direito pela UFPA em 1977. Foi aprovado para a função de advogado do Governo do Território Federal do Amapá em 1978 e para o cargo de Defensor Público da carreira do Ministério Público em 1981. Quando o ex-Território Federal transformou-se em Estado foi nomeado desembargador.

A Corregedoria Regional Eleitoral ficará sob a responsabilidade do desembargador Edinardo Maria Rodrigues de Souza. No TRE, já foi presidente da Corte no biênio de 1999 a 2001. Na sua gestão, realizou em parceria com o TSE o "III Simulado Nacional das Eleições Municipais de 2000", com a participação do ministro Nery da Silveira. A ação visava a verificação e homologação dos sistemas eleitorais em regiões de difícil acesso e a transmissão de dados via satélite, assim como a aferição do tempo de votação dos eleitores das comunidades ribeirinhas e indígenas.

Paraense, é bacharel em Direito pela UFPA. Foi empossado como desembargador no dia 09 de dezembro de 1996, após extensa carreira na advocacia nos estados do Pará e Amapá.


Desembargador Carmo passa a presidência do
TRE para o desembargador Luiz Carlos.

SERVIÇO:

ASCOM TRE-AP

2101 1504

9126 7145