COMUNICADO DA TELECOM SOBRE A INTERNET BANDA LARGA


Prezado Jornalista Antônio Correa Neto,

Através do seu excelente site de notícias : www.correaneto.com.br , tomei conhecimento de uma série de assuntos ligados à Macapá, de vivo interesse das telecomunicações brasileiras.

Assim sendo, e na qualidade de presidente da mais antiga e experimentada Associção de Telecomunicações do Brasil, a TELECOM (www.telecom.org.br) , que na 2ª feira passada acabou de receber a mais alta comenda dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por sua atuação, a medalha Pedro Ernesto, gostaria de lhe transmitir o que disse na tribuna daquela Casa, como Plano de Trabalho da Associação Brasileira de Telecomunicações em futuro próximo.

De fato, recebemos antes dessa data, a visita do prefeito de Macapá com quem explicamos detidamente o nosso Plano e lhe enviamos inclusive farto material explicativo e lhe deixamos uma minuta de Convênio a ser firmado entre a TELECOM e a Prefeitura de Macapá, que no momento analisa os termos do Convênio encaminhado, à semelhança do que firmamos com o Estado do Amazonas, através de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia e que, no caso de Macapá, servirá para a implantação do Programa de Inclusão Digital : "Macapá Digital" .

Dessa forma, estaremos viabilizando a Banda Larga para Macapá, tão logo tenhamos o Convênio assinado, e em seguida, naturalmente, oferecendo a mesma facilidade aos demais 15 municípios do Estado.

Destacamos dessa forma, a Inclusão Digital como nosso atual foco por ser um meio indispensável para a Inclusão Social em nosso país continental, pois temos obrigação de proporcionar o acesso aos nossos mais longínquos municípios a ferramentas que não só ajudem a desenvolver seus objetivos sociais como venham a fortalecer a sua educação, a saúde e a ciência, além de auxiliarem a gestão e a transparência dos governos e da administração pública, com a gradativa adoção do governo eletrônico em suas administrações.

Esse benefício, face a experiência de nossos parceiros que viabilizam a sua implementação, será feito totalmente sem ônus para os Governos Municipal, Estadual e Federal pois aproveitará a legislação existente para a captação de recursos advindos da Lei de Renúncia e de Benefícios Fiscais e a experiência técnica e gerencial da TELECOM em Projetos de Telecomunicações.

Tais recursos financeiros poderão ser usados tanto na implementação da Banda Larga através dos mais modernos meios de telecomunicações como também para a sua manutenção e devida "sustentabilidade", de forma que a Prefeitura possa disponibilizá-lo gratuitamente para a população menos favorecida promovendo-lhe a Inclusão digital (endereço e-mail aos munícipes), que poderão usar tais meios para obter serviços públicos, sugerir medidas numa forma mais accessível e democrática de participação, para ajudar na gestão do próprio governo municipal e exercer a sua fiscalização, para comprovar que as promessas feitas em campanha sejam cumpridas durante a gestão.

A TELECOM, uma entidade com mais de 60 anos de existência de bons serviços prestados ao país, sente-se muito honrada em poder ajudar aos munícipes de Macapá a se integarem numa nova era de modernização e progresso indispensável para o desenvolvimento sócio econômico da região e do país.

Todo o expertise de seus dirigentes, técnicos e consultores, serão alocados nessa missão cívica de trabalhar para melhorar fundamentalmente a educação em nosso país, pois só dessa forma é que vislumbramos essa possibilidade.

Aproveitamos para ressaltar a iniciativa do brilhante jornalista em ter um site tão repleto de notícias em prol do município, promovendo a sua integração, numa ação social de extrema utilidade pública, para o que lhe parabenizamos.

Estaremos à sua disposição para prestar-lhe quaisquer informações adicionais que por ventura sejam necessárias, ao mesmo tempo em que renovamos nossos votos de elevada consideração e apreço.

Atenciosamente

Roberto Aroso Cardoso
Presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações
TELECOM
Rua da Candelária 9 Cj. 807
20091-020 Rio de Janeiro - RJ
Tel. 21 22635533
e-mail : [email protected]
www.telecom.org.br