Danielle Mitterrand vem ao Amapá para preparatória do Fórum Social Mundial

A ex-primeira dama da França, Danielle Mitterrand (Presidente da Fundação "France Libertés" e Membro do FAIR - Fórum para outros indicadores de Riqueza) chegará ao estado do Amapá no próximo dia 23 de janeiro, onde participará de evento preparatório para o Fórum Social Mundial denominado Encontro no Meio do Mundo, que irá reunir políticos, intelectuais e acadêmicos representando o Brasil e a França. Ela chefia uma delegação de 22 franceses, entre eles o professor Allain Ruellan, a vereadora de Lyon Geneviève Ancel, e Henryane de Chaponay, Presidente do CEDAL - Centro para o desenvolvimento na América Latina. O evento, que é aberto para o público, é uma parceria entre a Fundação João Mangabeira, coordenada no Amapá pelo ex-governador do estado João Capiberibe, a Fundação Danielle Mitterrand - Francês Libertès e o CRID - Centro de pesquisas e informações para o desenvolvimento, e tem como objetivo servir como discussão preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece entre os dias 27 de janeiro e 1o de fevereiro em Belém do Pará. Logo após o evento no Amapá, os membros da delegação francesa e os representantes do Amapá no evento irão de navio a Belém para participar do Fórum.

No dia 23 de janeiro os visitantes irão ao Marco Zero do Equador, onde acontecerá uma cerimônia de boas-vindas. Neste dia, a vereadora de Macapá, Cristina Almeida (PSB) fará uma breve apresentação do Amapá para os visitantes. No dia 24 o deputado Camilo Capiberibe, durante café-da-manhã com a delegação francesa, irá colocá-los a par da situação política do Amapá.

Também no dia 24 de janeiro, pela manhã, na sede da OAB, haverá uma primeira mesa de debates sobre o tema “O impacto da crise global entre as populações pobres dos hemisférios norte e sul do planeta”, coordenada pela deputada federal Janete Capiberibe, essa mesa terá dois representantes do Brasil, Carlos Henrique Schmidtt, acadêmico e ativista social, e Daguinete Brito, professora da Unifap. O evento continuará na parte da tarde com uma nova mesa de discussões, dessa vez no SEBRAE com a participação de Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, e do ex-governador do Amapá João Capiberibe com o tema “Os novos indicadores de riqueza e a Amazônia na visão do desenvolvimento sustentável”.